Remessas para o Brasil
Em fevereiro deste ano o mercado de remessas internacionais foi pego de surpresa com uma notícia: uma das grandes fintechs de transferências internacionais parou de operacionalizar remessas do Brasil para o exterior, deixando milhares de clientes órfãos, de uma hora para a outra.
Para evitar ser surpreendido desta forma e ter a certeza da disponibilidade do serviço, o que sempre recomendamos é fazer operações de câmbio com quem entende do assunto. E esse é o negócio da B&T Corretora de Câmbio.
Para enviar suas remessas para vários outros lugares do mundo, você precisa confiar em um serviço de transferência. Mas você sabe o que é importante na hora de escolher um fornecedor de remessas?
Preparamos aqui uma lista de 9 pontos importantes a serem considerados na hora de escolher com quem realizar as remessas.
1 – Você sabe quem está realmente por trás da sua operação? É uma empresa autorizada pelo banco central?
Pesquise no site da empresa ou pergunte você mesmo nas centrais de comunicação quem são, de fato, as instituições que fazem as transferências. Quando tiver os nomes dessas empresas, verifique no site do Banco Central para ver se elas são realmente autorizadas para funcionar no Brasil.
A empresa dever ser autorizada pelo Banco Central para funcionar, caso não seja, não é confiável.
2 – A empresa tem experiência em câmbio e também realiza outras modalidades de serviços de câmbio ou faz apenas remessas?
A empresa que você escolheu realiza outras modalidades de serviços nessa área ou faz apenas remessas?
Grandes empresas de câmbio têm mais estabilidade do serviço, menor risco e normalmente mais agilidade. Isso porque uma empresa que já trabalha há anos na realização de diversos tipos de operação de câmbio (importação, exportação, por exemplo), que apresenta um grande volume em câmbio comercial, é, com certeza, uma empresa mais segura para confiar o seu dinheiro em uma operação.
3 – Como é o suporte e o atendimento?
Imagina se algo não sai como o planejado e o atendimento e suporte não funcionam?
É preciso saber que há um ser humano que vai entender e te ajudar a resolver o problema e te encaminhar para a melhor solução.
4 – Qual será o caminho do seu dinheiro no exterior?
Assim como é importante ter uma boa parceria no Brasil, a empresa precisa ter boas parcerias no exterior também. Muitas vezes, o fornecedor principal em terras internacionais não é conhecido do usuário.
Por isso, é importante pesquisar como será o destino da transferência e como ele chegará até o seu respectivo objetivo.
Ao descobrir o nome da empresa parceira no exterior, pesquise onde fica sua sede, em quantos países ela atua e os contatos.
5 – Quais são os custos e taxas envolvidos com a operação de remessa?
Esse é um dos pontos mais importantes da operação.
O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um imposto federal. Se você comprar ou vender moeda estrangeira, a alíquota é 1,1% do valor total.
Moedas diferentes têm cotações e regulamentações diferentes. Por isso, o preço praticado será diferente na maioria dos casos.
6 – A empresa está em dia com os impostos e principalmente dará suporte para que você faça as suas declarações?
É muito importante que a empresa contratada esteja em dia com a Receita Federal. Se não estiver, não contrate esta empresa. Pesquise o CNPJ para saber situação legal da empresa junto à Receita Federal. Se ao buscar aparecer “nada consta”, siga.
E, veja também se essa empresa te dará suporte para que você faça as suas declarações de IR se houver necessidade.
7 – Qual o procedimento de envio de documentos para enviar dinheiro do Brasil para o exterior?
O envio de remessas internacionais é um processo super regulado pelo Banco Central do Brasil, por causa de lavagem de dinheiro, por isso muitas documentações são necessárias. Algumas empresas são burocráticas nesse processo e levam muitos dias até a aprovação de um cadastro. Outras correm o risco de tentarem agilizar demais e não cumprem com a legislação. O importante é escolher uma empresa que faça a solicitação da sua documentação de forma online e que permaneça dentro da lei sem ser burocrática demais.
8 – Qual o tempo da operação para fazer remessas para o Brasil para o exterior?
As empresas têm o processo de aprovação de cadastro e documentação.
É importante ter agilidade do atendimento e qualidade na operação.
9 – A empresa é associada a Abracam (Associação Brasileira de Câmbio)?
Saiba se a empresa que você pretende contratar está associada à Abracam. Isso é uma segurança a mais, já que a instituição busca ter apenas empresas de qualidade em seu rol de associados.
A B&T Corretora de Câmbio é uma empresa 100% brasileira, com mais de 28 anos de atuação no mercado, trabalhando de forma independente ou em conjunto com mais de 40 bancos, dentre eles o Banco Central do Brasil. Isso traz estabilidade e previsibilidade às remessas dos clientes.
Na B&T, você escolhe ser atendido por um especialista do mercado ou diretamente pelo aplicativo, o EasyWay Remessas, e assim pode contar com mais de uma opção para o seu atendimento.
A B&T tem assessoria especializada, segurança, transparência e preços competitivos.